Pagar as contas

“Preciso trabalhar para pagar as minhas contas” – Escutamos essa frase com frequência. Isso nos chama a atenção. O sujeito está endividado e o dinheiro que entra na sua conta é para pagar as contas que ele havia feito. Pode acontecer de o banco dar-lhe uma “ajudinha” oferecendo-lhe um limite a ser usado com juros.

O sujeito endividado é aquele que passa a ter obrigações. O que nos chama a atenção aqui não é o endividamento financeiro que ele contraiu inevitavelmente ao atender as suas necessidades na sociedade em que ele se encontra. Há um tipo de dívida que pode estar atrelada e possui juros e obrigações a ultrapassar o limite do razoável.

Alguém me contou que começou a estudar na Universidade muito cedo. Quando se formou, teve a sorte de encontrar um emprego na área dele. No início, sentia-se feliz por estar trabalhando para pagar as suas contas. Alguns meses depois surgiram alguns problemas do trabalho e o sujeito não tinha estrutura para resolvê-los satisfatoriamente, ou seja, sem que o afetassem de tal maneira que lhe trouxessem sofrimentos de ordem psíquica.

Ele precisava pagar as contas e acreditara que não havia alternativa, a não ser cumprir certas determinações da empresa que lhe deixavam muito mal. Logo, ao receber o seu salário para as suas despesas, o sujeito passou a contrair um outro tipo de dívida: a ansiedade e a depressão.

Procurou um psiquiatra e este, como de costume, receitou-lhe alguns remédios para dar contar de trabalhar. Pois sem o trabalho não vive o homem e este tem que pagar as suas contas para viver.

O psiquiatra não foi suficiente. Demorou para perceber que precisava de outro tipo de ajuda. Resolveu fazer terapia, na qual só pôde contar para o terapeuta a sua vida íntima quando se passaram 15 anos de tratamento. Já não conseguia trabalhar em qualquer coisa que aparecesse para ele. Teve que recorrer à aposentadoria por invalidez.

Portanto, essa dívida veio com juros e obrigações que ultrapassaram o limite do razoável. Foi o preço que pagou por ter que trabalhar para pagar as suas contas.